Há diversas maneiras de se preparar para as provas do Detran. As auto escolas online ajudam (e muito) a entender o processo para tirar a habilitação, assim como fornecem conteúdo que facilita os estudos.   

 

Regulado por leis, estes processo da CNH inclui as exigências mínimas para confirmar o cadastro da pessoa como candidato (a) junto aos órgãos reguladores no estado e nacionalmente.

 

Pode, inclusive, ser uma questão de prova! Portanto, para tirar uma carteira de habilitação no Brasil, os requisitos são:

  1. Ser penalmente imputável – responder pelos atos, judicialmente ou penalmente
  2. Saber ler e escrever
  3. Ter carteira identidade ou equivalente
  4. Possuir CPF  

 

E se você leu este texto aqui, muita atenção: o que vamos explicar aqui pode cair em prova!  

 

As dicas abaixo seguem o conceito das auto escolas online: servem para ajudar a esmiuçar todo o processo até a sua habilitação.

 

Fique atento(a)!

 

O processo da retirada da CNH tem duração de um ano, a contar a partir de quando o candidato tem as informações cadastradas no sistema BINCO – Base índice de Condutores e RENACH – Registro Nacional de Carteira de Habilitação.

 

Portanto é um processo legal, que fica ativo por 12 meses junto aos órgãos responsáveis pelo trânsito, no estado em que a solicitação e cadastramento foram feitos.

 

Os exames de saúde física e mental (médico e psicológico) tem validade de 5 anos. A característica destes exames é que são preliminares e renováveis.  

 

O que é exigido para tirar CNH:

 

Etapa 1    

  • Avaliação psicológica
  • Exames de aptidão física e mental

Observação importante: basta fazer esses exames em uma clínica credenciada pelo sistema BINCO.

 

Etapa 2

  • Curso Teórico – 45 horas/aula
  • Exame Teórico – aproveitamento de 70% para ser aprovado (prova escrita com 30 ou 40 questões alternativas)

Observação importante: o candidato deve buscar um Centro de Formação de Condutores – CFC – cadastrado para concluir o processo, desta etapa em diante.

 

Etapa 3

  • Curso Prático de Direção Veicular – 20 horas/aula (primeira habilitação)

15 horas/aula (se já é habilitado ou quer mudar categoria)

  • Exame Prático de Direção  

Observação importante: Pelo menos 20% das aulas práticas devem ser feitas em período noturno.

 

Sobre as provas do Detran

 

Qual a lógica das matérias e os pontos por trás de cada tema?

 

As provas do Detran de cada estado necessitam dos cursos ministrados nas auto escolas. Hoje em dia, também é possível encontrar o conteúdo online, nas auto escolas online.

 

O curso teórico – técnico precisa ter sua carga horária dividida em:

  • 18 horas/aula  sobre Legislação de Trânsito
  • 16 horas/aula sobre Direção defensiva
  • 4 horas/aula sobre Primeiros Socorros
  • 4 horas/aula sobre Meio Ambiente e Cidadania
  • 4 horas/aula sobre Mecânica Básica de Veículos

Ou seja: 45 horas/aula no total.

 

O que eu preciso ‘estudar mais’ para tirar a CNH?

 

O principal é entender que a prova é dividida por assuntos e, por isso, a Legislação de Trânsito ganha muito peso.  

 

Entendendo esta divisão, o candidato também consegue enxergar o peso que cada questionamento tem na nota!

 

Veja como é simples.

 

A prova contém:

  • Legislação de Trânsito – 18 questões
  • Direção defensiva – 5 questões
  • Primeiros socorros – 3 questões
  • Meio ambiente – 2 questões
  • Mecânica básica de veículos – 2 questões

 

O mais complexo, que é a Legislação de Trânsito, ainda pode se dividir em:

  • Processo de habilitação – 5 questões
  • Infrações e penalidades – 3 questões
  • Sinalização – 5 questões
  • Normas de circulação – 5 questões

 

Códigos e o processo cadastramento até a CNH definitiva: para que servem tantos números?

 

O candidato à permissão é cadastrado junto ao DETRAN. O Departamento de Trânsito é o responsável por incluir estes dados junto ao sistema BINCO online, assim que ocorre a solicitação do serviço. Isto gera o número do processo e o número do formulário RENACH, que é o registro que acompanhará os trâmites.

 

Estes dados também estarão impressos na CNH, justamente pelo número do RENACH. O número do registro da Carteira Nacional de Habilitação só será gerado quando ela for emitida.

 

A Resolução n.º 765/93-do CONTRAN exige que a emissão da CNH deve ser feita por empresa credenciada ao DENATRAN, e contratada pelo DETRAN para confecção, guarda e emissão.

 

Portanto: os números com os quais terá contato durante o processo de retirada da habilitação tem funções diferentes.

 

Eles identificam as etapas burocráticas concluídas e mantém dados e um histórico seguro da pessoa cadastrada, desde o início.   

 

Podem ser atribuídos ao candidato ou condutor:

 

  • N.º de matrícula: é um identificador local do condutor ou da pessoa.

 

  • N.º de processo: este é o número de controle interno, que identifica o serviço solicitado. Pode ser a emissão de CNH e expedição de processo no arquivo, por exemplo.

 

  • N.º de formulário RENACH: este número é de controle local. Contém a sigla do estado que o gerou e serve à consulta nacional, ou seja, pode efetivar a solicitação de transferências entre Unidades da Federação.

 

  • N.º de registro de CNH: este número é atribuído ao condutor! É o número nacional que acompanhará o motorista por toda a vida e fica impresso em destaque, como a categoria e validade da CNH.

 

  • Nº de espelho de CNH: este é um número que já vem pré-impresso no espelho da CNH. É um código de consulta local e nacional, que muda com a emissão de nova CNH.

 

Para ficar mais claro:

 

A BINCO é a responsável pelo controle e distribuição de registro de CNH. É o sistema por onde se verifica a liberação de registro, de maneira segura, com dados consistentes dos dados dos condutores, por permitir confrontar informações com outras bases.

 

Por isso, todas as solicitações de transferência, impedimento, autorização de emissão e confirmação de emissão de CNH se fazem via sistema BINCO, que conta com banco de imagem de todos os condutores cadastrados.

 

Os códigos de segurança magnéticos e que asseguram as transações junto a BINCO são monitoradas e codificadas pelo DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito.

 

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